Ocorreu na tarde de hoje, em Florianópolis, a abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde. O evento reúne cerca de 500 participantes. O presidente da AHESC, Maurício José Souto-Maior, a presidente da FEHOSC, Irmã Neusa Lúcio Luiz, e o diretor-executivo das entidades, Alciomar Marin, representaram as instituições que prestam serviço ao SUS no Estado.
A abertura do encontro contou com a presença de autoridades, com representantes do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, membros da Assembleia Legislativa e da Câmara de Deputados, gestores e trabalhadores da saúde de todas as macrorregionais do Estado, buscando um debate sobre as questões ligadas ao tema.
Na oportunidade, a presidente da FEHOSC foi convidada a realizar uma das palestras do evento de abertura, representando os prestadores da saúde, e expôs aos participantes um breve histórico da atuação das entidades na defesa dos interesses das instituições de saúde junto aos poderes públicos nas esferas municipais, estadual e federal, e também a busca por melhorias nas políticas de saúde, financiamento adequado, infraestrutura e regulamentação.
Além disso, a Irmã Neusa Lúcio Luiz apresentou um panorama do cenário atual da saúde e das unidades hospitalares que atendem o SUS em Santa Catarina, demonstrando os principais desafios e objetivos das instituições de saúde e ressaltando o avanço no diálogo com os entes envolvidos para atingir as adequações necessárias para o bom funcionamento dos hospitais.
Um dos pontos que permeou a rodada de palestras foi a questão do piso da enfermagem, tema premente às instituições de saúde. Sobre o assunto, a presidente da FEHOSC destacou em sua fala que “é preciso chegar a um valor que seja justo, tanto para os enfermeiros, quanto para a administração dos hospitais, equalizando a balança sem prejuízos, em uma equalização salutar e capaz de sanar as necessidades sem desequilíbrio financeiro”.
O evento ocorre até o dia 1º de junho, com novas rodadas de palestras para os participantes.
Comments