top of page
Foto do escritorTarcisio Raduntz

Reunião das Diretorias AHESC-FEHOSC é realizada em Florianópolis

Nesta sexta-feira, 24 de junho, foi realizada a reunião presencial das Diretorias AHESC-FEHOSC na sede da Unicred, em Florianópolis. O encontro contou com discussões sobre a formatação das Comissões da Política Hospitalar Catarinense – PHC, da Saúde Suplementar e da Saúde Mental, assim como foram expostas as ações realizadas pelas entidades nos últimos meses. Participaram da reunião, o Presidente da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC), Maurício Souto-Maior, a Presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOSC), Ir. Neusa L. Luiz, o Secretário da AHESC, Alciomar A. Marin, o Secretário da FEHOSC, Evandro Pereira Peck, o assessor jurídico das entidades, Dr. Paulo Henrique Góes, o Diretor Executivo, Leonardo Augusto Fretta José, além de membros das duas Diretorias.

Ao abrir a reunião, os representantes expuseram a importância da continuidade dos trabalhos das Comissões, iniciando pela Comissão de Trabalho da Política Hospitalar Catarinense, já que a Política deve ser constantemente discutida e avaliada com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para esta Comissão, ficou deliberada a formação de um grupo coordenado pelo Assessor Jurídico, Dr. Paulo Herique Góes, com participação do Diretor Executivo, Leonardo Augusto Fretta José e um representante de cada porte hospitalar.

A Comissão de Saúde Mental também foi destacada pela sua importância na discussão de demandas relevantes dos hospitais, e que, pela sua especificidade, terá um grupo separado composto por 5 membros, onde haverá um coordenador que irá integrar o grupo da PHC, já que o tema de Saúde Mental está inserido na Política Hospitalar.

Sobre a Comissão e Câmara Técnica de Saúde Suplementar, também será formado um grupo de 5 gestores sob a coordenação de um representante, que deverá ser nomeado nos próximos dias.

A pauta também discorreu sobre a participação das entidades e seus associados no Congresso da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Brasil (CMB), a ser realizado no mês de agosto. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas para filiados (com menor taxa de inscrição), onde 20% já foram preenchidas. O evento será uma oportunidade para compartilhar experiências de gestão de Saúde com outros estados e países, e discutir estratégias de melhorias para o setor.

Também foi pautada a reunião das entidades AHESC-FEHOSC com o presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Jorge Luiz Koch, no início do mês, onde trataram dos impactos financeiros que serão desencadeados pela Proposta de Emenda à Constituição – PEC 11/2022, juntamente com o PL 2564/2020, que institui o piso salarial aos profissionais de enfermagem. Um manifesto em conjunto foi lançado pelas três entidades AHESC-FEHOSC-FECAM, discorrendo sobre a preocupação com a aprovação do PL sem uma fonte de financiamento.

Outro assunto, foi a visita ao Secretário Adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, onde os representantes das entidades expuseram demandas dos associados quanto à previsão do ressarcimento das diárias de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs), disponibilizados ao atendimento de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19; assim como o aumento dos custos e a falta de medicamentos, como soro fisiológico, antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios.

O evento com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última sexta-feira, 17 de junho, em Blumenau, também foi citado. Onde o Presidente da AHESC e representantes da FEHOSC conversaram com o Ministro e com a Deputada Carmen Zanotto, sobre a preocupação com a falta de recursos permanentes para custear os gastos previstos pelo novo piso da enfermagem.

No decorrer da reunião, o Diretor Executivo, Leonardo Fretta relatou o intenso trabalho das entidades AHESC-FEHOSC junto aos órgãos estaduais, assim como as últimas conquistas, dando destaque à isenção do ICMS da conta de energia elétrica de todos os hospitais. Houve também a nomeação do Dr. Paulo Henrique para representar a FEHOSC no Grupo da CMB criado para discutir temas técnicos da Saúde no Brasil.

Por fim, o Presidente da AHESC informou sobre a posse da diretoria da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), a ser realizada no dia 06 de julho em Brasília, onde o mesmo será empossado como vice-presidente. Na oportunidade, o Presidente da AHESC e a Presidente da FEHOSC irão visitar os gabinetes dos Senadores e Deputados, levando a preocupação quanto à PEC 11/2022, referente ao PL 2564/2020.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page